Cabelos Longos: Os 7 hábitos que fazem seu cabelo crescer 

Cabelos Longos: Os 7 hábitos que fazem seu cabelo crescer 

Para fazer o cabelo crescer, não basta só o tempo passar; os cuidados no dia a dia podem fazer toda a diferença na busca por fios mais longos, fortes e densos. 

O ritmo natural de crescimento do cabelo varia de 1 a 1,5 cm por mês, mas diversos fatores como excesso de danos e carência de nutrientes podem atrapalhar esse processo, enfraquecendo as pontas e causando a impressão de que os fios estão sempre do mesmo tamanho. 

Para te ajudar a reorganizar a rotina, reunimos 7 hábitos indispensáveis no cotidiano para quem quer deixar o cabelo longo o mais rápido possível. Confira!

Veja também: os segredos para cuidar dos cabelos compridos em casa!

1) Menos secador, chapinha e babyliss no seu dia a dia

Se o seu objetivo é ter um cabelo longo e saudável, é importante reduzir a frequência com que usa aparelhos de styling com alta temperatura. O calor do secador, da chapinha e do modelador de cachos é essencial para texturizar dos fios, mas o uso em excesso pode danificar as cutículas da fibra capilar, o que provoca ressecamento, enfraquece as pontas e pode até levar à quebra. 

Muitas vezes a cliente diz que o cabelo não está crescendo mas a raiz cresce, o fio é que vai afinando, pulverizando e quebrando, então não muda de comprimento.

Para evitar o problema, guarde essas ferramentas para ocasiões especiais e, quando for usá-las, aplique primeiro um bom protetor térmico para preservar ao máximo a integridade da fibra. Opte por uma fórmula que ajude a preencher as pontas para conferir um aspecto mais denso e prevenir o afinamento dos fios, o que vai te ajudar a manter o cabelo longo ainda mais bonito.

2) Use produtos para fortalecer o cabelo em crescimento

Um dos principais segredos para ter cabelos compridos é usar produtos fortalecedores no dia a dia, já que a quebra dos fios é o grande obstáculo do crescimento. A fibra fraca e danificada tende a formar pontas duplas, o que te obriga a cortar com mais frequência e atrapalha a busca por um comprimento maior. 

No entanto, uma linha de tratamento com aminoácidos e ação preenchedora consegue envolver o fio para renovar sua aparência, evitar a formação de pontas duplas, reduzir a chance de ele se partir e garantir um crescimento mais contínuo e saudável. 

Com isso, você não vai ficar com as pontas afinadas e não vai precisar aparar tantas vezes. Isso vai te permitir conquistar seu comprimento dos sonhos em menos tempo.

3) Lave o cabelo com água fria ou morna e fuja da água quente

Um cuidado importante para fazer o cabelo crescer é evitar o ressecamento, e uma das melhores dicas para isso é usar sempre água fria ou morna no banho. Lavar a cabeça com água quente tende a deixar o fio poroso, o que facilita a perda de nutrientes, então deixa um aspecto opaco, seco e sem vida. 

Com isso, a chance de o cabelo quebrar ou precisar ser cortado para preservar a saúde da fibra é maior. Apostando em uma temperatura mais amena, você mantém o cabelo mais protegido e saudável para conquistar comprimentos cada vez maiores sem perder o aspecto macio e brilhoso.

4) Aposte em um tratamento reparador de pontas

As pontas do cabelo são a parte mais frágil dele porque já passaram por mais exposições a danos de sol, de coloração, de química e de ferramentas de styling. Por serem mais antigas, elas precisam de um cuidado especial no dia a dia para não se partirem e comprometerem a saúde do restante dos fios. 

Produtos voltados para a reparação e o preenchimento das pontas são essenciais para driblar esse problema porque vão revitalizar áreas sensibilizadas e conferir um aspecto mais denso, encorpado e uniforme à fibra, preservando o crescimento que você já conquistou para evitar a necessidade do corte.

5) Coma para você e seu cabelo ficarem saudáveis

A alimentação influencia todos os processos de renovação celular no corpo, inclusive o crescimento do cabelo. Por isso, se você quer ter fios cada vez mais longos e sedosos sem perigo de quebra, comece visitando um nutricionista para montar uma dieta equilibrada e rica em proteínas, vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde das madeixas - alimentos como castanhas, nozes e outras oleaginosas, folhas verdes e feijão são sempre boas apostas. 

Em muitos casos, o profissional pode orientar o consumo de suplementos de biotina, vitamina C e E, ferro e colágeno, mas somente após a realização de exames para comprovar a necessidade. Dessa forma, você fortalece os fios de dentro para fora e faz com que cresçam cada vez mais bonitos.

6) Desembarace seu cabelo do jeito certo e reduza a quebra

O momento de desembaraçar o cabelo exige muito cuidado porque o atrito entre ele e a escova ou o pente pode fazer os fios se partirem, especialmente se você costuma usar força para desatar os nós. 

Pentear o cabelo muito molhado também pode levar à quebra porque é quando os fios estão mais elásticos e frágeis. Por isso, o ideal é sempre aplicar um leave-in fortalecedor para proteger a fibra e fazer com que o pente deslize mais facilmente. 

Distribua pelo comprimento e pelas pontas do cabelo úmido e faça movimentos suaves, começando pelas pontas para não embolar ainda mais, depois subindo para o comprimento e por fim descendo desde a raiz.

7) Faça um diagnóstico capilar no salão periodicamente 

O diagnóstico capilar é fundamental para identificar as necessidades do cabelo em cada momento enquanto estiver deixando ele crescer. No salão, o cabeleireiro vai poder observar como os fios estão reagindo ao tratamento, de que tipos de nutrientes e ativos ele está precisando e que hábitos podem ser mudados para te ajudar a alcançar seu objetivo mais rápido. 

Essa também é uma oportunidade de realizar rituais exclusivos de salão, com produtos profissionais e técnicas de massagem e aplicação que fazem toda a diferença na aparência e na textura das madeixas. 

Dessa forma, você vai conquistar cabelos compridos e mais sedosos do que nunca em menos tempo e com saúde intacta da raiz às pontas.

Ainda com dúvidas sobre produtos e técnicas para estimular o crescimento dos fios? Comenta aqui embaixo do que mais gostaria de saber para te ajudar a cultivar longas madeixas na cabeça.

 

Pague com
  • PagHiper
Selos

LUBELA DISTRIBUIDORA DE COSMÉTICOS - CNPJ: 39.512.931/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2021