7 Passos Para Recuperação dos Cabelos

Socorro, Meu Cabelo Quebrou!

Conheça os 7 Passos Para Recuperação dos Cabelos Danificados e Quebradiços e Como Resgatar Seu Cabelo do Corte Químico.

Os cabelos sofrem inúmeras agressões todos os dias, causadas tanto por efeitos do uso de produtos químicos como alisamentos, descolorações e tinturas, até danos provocados por escovações, chapinhas ou poluição do ar. 

 

Para recuperar os fios que se tornaram fracos, quebradiços e porosos, é necessário fazer tratamentos que hidratam e fortalecem os cabelos, a base de óleos essenciais, queratina, aminoácidos e vitaminas, presentes no shampoo, condicionador e hidratante capilar adequados, sendo importante ajustar a temperatura da água, e ter cuidados com a escovação e uso de produtos que protegem os fios dos danos, por exemplo. 

 

As melhores soluções para seus cabelos danificados são:

 

1. Hidratar Os Cabelos Regularmente

Quando os cabelos estão muito secos e danificados, é indicado realizar hidratações semanais, entretanto o intervalo deve ser de pelo menos 15 dias para quem tem o couro cabeludo oleoso.

 

Para fazer uma hidratação eficaz, é orientado escolher produtos de qualidade, sendo indicados os seguintes passos:

 

  1. Higienize os fios com shampoo, de preferência anti-resíduos, como o Re-Intense e retire o excesso de água com uma toalha;

  2. Aplique o produto em uma pequena quantidade em cada mecha do cabelo, massageando-as suavemente;

  3. Deixe o produto agir, de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante, de preferência aquecendo os fios, com uma touca de alumínio ou uma toalha;

  4. Enxágue bem e finalize com o condicionador.

 

Para potencializar o efeito da máscara hidratante, é possível colocar umas gotas de óleo essencial, como de Oils Complex, que têm capacidades nutritivas e regenerativas.

 

2. Escolher O Produto Ideal

É muito importante que os produtos utilizados, desde shampoo, condicionadores e hidratantes sejam adequados para cada tipo de cabelo, contribuindo para a necessidade de cada pessoa. 

 

As principais dicas são:

 

Cabelos crespos: costumam ser cabelos mais ressecados, pois a hidratação natural dos fios têm maior dificuldade para chegar às pontas, além de serem fios mais finos. São recomendados produtos com propriedades hidratantes, à base de queratina, elastina ou quinoa; Como a linha Nutrifique

 

Cabelos cacheados: o uso de máscaras com propriedades hidratantes são indicados para os cabelos cacheados, principalmente os que contém pantenol, manteiga de karité, além de óleos, como de oliva ou argan; Como a linha Ilúmina

 

Cabelos quimicamente tratados: fios que passaram por alisamentos, escovas progressivas e tratamentos semelhantes devem usar produtos que ajudam na recuperação dos fios e que sejam formulados para este tipo de cabelo, já existindo diversas opções no mercado, com efeitos reconstrutores.
Linha Re-intense. Também é recomendado o uso de silicone e de produtos protetores para o calor da chapinha ou secador;

 

Cabelos descoloridos: cabelos que passam por clareamento ou luzes acabam se tornando muito danificados, sendo indicado o uso de produtos hidratantes e reconstrutores, de preferência feitos para cabelos loiros, como a base de camomila ou específicos para evitar o efeito amarelado. Uso Obrigatório

 

Além disso, as pessoas que têm o cabelos danificados pelo uso excessivo de secador ou chapinha, devem usar produtos com efeito hidratante e reconstrutor, sendo essencial passar produtos termoprotetores antes, para permitir que a cutícula fique selada, além de um finalizador, principalmente a base de óleos após.  Oils Complex Reparação Profissional

 

3. Fazer Uma Cauterização Capilar

A cauterização capilar, também conhecida como plástica capilar, é um tratamento de reestruturação dos fios, que utiliza a associação de queratina e calor para fechar os seus poros e acabar com o frizz, reduzindo o volume e deixando os cabelos mais suaves a suavidade, hidratados e com brilho.

 

Ela é indicada sempre para cabelos danificados, frágeis, quebradiços ou com as cutículas abertas, que estão precisando de um tratamento profundo e reparador. Saiba como é feita a cauterização e os cuidados que se deve ter. Tratamento Profissional Cauterização e Reconstrução REVISE.

 

4. Fazer Um Cronograma Capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que ajuda na recuperação dos cabelos danificados. Neste tratamento, programa-se uma agenda de cuidados, que alterna entre períodos de hidratação, nutrição e reconstrução, com produtos específicos, durante um período que pode durar até 6 meses. Veja como  fazer o seu próprio cronograma capilar em Cronograma capilar para cabelos danificados.

 

5. Cuidados Extras Durante A Lavagem

Durante o banho, a lavagem dos cabelos deve ser feita de forma cuidadosa, para evitar que eles se quebrem durante o processo, preferindo-se lavar durante o dia, pois quando se dorme com o couro cabeludo molhado, a umidade favorece o surgimento da caspa e a quebra dos fios.

 

Além disso, recomenda-se que a água esteja na temperatura morna ou fria, pois a água muito quente remove a camada de gordura que protege os fios, deixando-os mais fracos e quebradiços. Conheça outros cuidados fundamentais na hora de lavar os cabelos. 

 

6. Evitar chapinhas e secadores

O calor gerado por esses procedimentos danifica os fios, portanto devem ser evitados por quem quer melhorar a saúde dos cabelos. Caso não seja possível evitar, deve-se preferir alisar com secadores, mantendo uma distância de 30 cm dos fios. As chapinhas devem ser, de preferência, feitas a base de cerâmica, pois controlam melhor a temperatura. 

 

 7. Cuidados Com A Alimentação

Uma dieta nutritiva é fundamental para a recuperação de cabelos danificados, sendo importante a presença de proteínas, presente em carnes, leite e ovos, além de nutrientes como ômega 3, vitamina A, vitamina C, Ferro e Zinco, presentes em alimentos como nozes, sementes e vegetais, por exemplo, que são fundamentais para o crescimento saudável e fortalecimento dos fios.

 

E aí, esse artigo te ajudou? Comenta aqui embaixo quais resultados você alcançou seguindo esses passos.

 

Pague com
  • PagHiper
Selos

LUBELA DISTRIBUIDORA DE COSMÉTICOS - CNPJ: 39.512.931/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2021